Na pandemia por COVID-19 é possível doar sangue?

Sim, é possível. Épocas de surtos infecciosos são sempre difíceis para os Hemocentros. Seja por precaução, como acontece na presente época em que há uma quantidade bastante reduzida de pessoas circulando e, consequentemente, doando. Por outro lado, há situações em que as pessoas ficam doentes e incapacitadas temporariamente para doação. Tal situação também aconteceu recentemente nos surtos de arboviroses (dengue, chinkugunya, por exemplo) que tivemos nos últimos anos impedindo muitos potenciais doadores de doar também.

Foto por ThisIsEngineering em Pexels.com

Como se faz a doação?

Primeira coisa é ter a vontade de doar, ou seja, saber que aquilo que está fazendo você se mexer é literalmente a prática daquele princípio de “fazer o bem sem olhara a quem”.

Estar apto a doar significa que você não possui contraindicação a doação. Você não deve estar doente, não ter realizado nenhum procedimento recentemente, assim como tatuagem e inserção de piercing. Antes de doar um rápido exame clínico é realizado inclusive para avaliar se você não possui anemia, o que obviamente contraindica a doação. Outras perguntas serão feitas por um entrevistador devidamente qualificado, que poderão retirar você da doação também se por acaso você possui alguma contraindicação a doação.

A seguir você segue para doação propriamente dita. Apesar de muitos receios do ato de doar, o procedimento raramente demora mais que 15 minutos. Após a doação você encaminhado para um pequeno lanche.

Photo by LuAnn Hunt on Unsplash

Algumas coisas importantes:

  • Nunca vá doar em jejum! Inclusive comunique ao entrevistador se está em jejum, certamente ela vai te orientar o que fazer, pois doador vale “ouro” e não queremos perder um doador nunca!
  • Se deseja fazer exames para hepatite, HIV, entre outras doenças, a doação não é a melhor forma de fazer exames. Comunique à entrevistador na triagem que ele irá encaminhar da melhor forma.
  • Nunca minta na entrevista, por mais que queira doar pense na pessoa que poderá receber o seu sangue como se fosse da sua família. Logo se não está apto naquele momento não fique triste que você poderá doar em outro momento.

O Ministério da Saúde disponibiliza endereços úteis para quem quer doar. Se você é um líder, tem um grupo, consegue mobilizar pessoas no mesmo dia que for doar procure o serviço social do hemocentro e fale sobre isso. Isso poderá ajudar mais ainda agendando um dia legal parta todos doar e assim contribuir mais ainda com a sociedade.

Foto: Reprodução do site do Ministério da Saúde

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue

Ideia são muitas e bem-vindas quando o assunto é estimular a doação de sangue no Brasil.

Publicado por Hemato na Web

Esse o Canal de Hematologia - Hemato na Web, dedicado a divulgação científica e apresentação de temas interesaantes e relevantes que envolvam a Hematologia ou a Medicina em geral. O conteúdo é editado por mim, que sou hematologista e mestre em ciência da saúde.

Deixe um comentário