É muito comum em pacientes no pré-operatório serem encaminhados para profissionais como cardiologistas, pneumologistas e hematologistas para avaliação de risco cirúrgico. Isso não é algo novo e de fato contribui para a avaliação de do paciente e dos riscos com a intervenção cirúrgica.
Um novo conceito (nem tão novo assim) vai além da simples avaliação de risco cirúrgico. É a chamada pré-habilitação operatória, pouco divulgada ou mesmo desconhecida por muitos.
O que a pré-habilitação operatória contribui?
Ela é por definição a avaliação mais global do paciente em que não apenas é avaliado o risco, mas, a partir de medidas e intervenções multidisciplinares, é realizado uma abordagem que pode modificar o risco. Trata-se de um conjunto de medidas de 4-8 semanas que antecedem o procedimento a fim de se levar o paciente em seu melhor estado para tolerar de forma mais adequada e com menos riscos complicações operatórias.
Vamos exemplificar:
Anemia em pré-operatório é um achado comum. Está presente em até 30% dos pacientes que serão submetidos a cirurgias cardíacas. Sabe-se que isso aumenta o risco da necessidade de transfusão de sangue, que, por sua vez, aumenta também o risco de complicações, inclusive não transfusionais. O tratamento da anemia no pré-operatório melhora o desfecho cirúrgico, com redução de complicações e da necessidade de transfusão sanguínea. A anemia possui muitas vezes a origem em diversas causas o que leva a necessidade de intervenções em dieta, tratamento de distúrbios digestivos, de distúrbios renais, resposição de elementos, entre outros, o que leva-nos ao que foi dito anteriormente, a necessidade de múltiplos profissionais com o foco no paciente.
A pré-habilitação cirúrgica não é nada mais do que permitir que o paciente vá realizar o procedimento em seu melhor estado. A anemia foi o exemplo, mas existem outros problemas que também podem ser avaliados com essa intervenção que reduz a taxa de reinternação em 30 dias, reduz a estadia em UTI e as complicações pós-operatórias. É uma forma centrada no paciente, multidisciplinar, melhora a condição física em geral e o médico possui o papel essencial em grande reforçador da aderência a internação para o melhor desfecho.

E aí? Já havia conhecido sobre isso? Converse com seu médico sempre.
#prehabilitação #hematologia #anemia #anemiapreoperatoria #hematonaweb