
Dentre os acontecimentos ocorridos nos anos 1980 o surgimento da pandemia por HIV foi algo que marcou a década. O recém-descoberto vírus causava a morte de pessoas com doenças que eram raras, a exemplo do Sarcoma de Kaposi, e associadas a pessoas que comumente possuíam outras doenças que comprometiam o estado imunitário do paciente. O vírus descoberto pelos grupos dos cientistas Robert Gallo e Luc Montagnier
Curiosidade: Pesquisadores analisando plasma de pacientes oriundos do continente africano de 1959 a 1982 identificaram material genético do HIV-1 de um paciente, cuja amostra foi coletada em 1959 em Leopoldville (atualmente Kinshasa, na República Democrática do Congo), sugerindo qua a adaptação para espécie humana se iniciou há um tempo significativamente anterior à descoberta do vírus em meados dos anos 1980.
O surgimento da AIDS foi sem dúvidas um dos acontecimentos marcantes do século passado. No rastro do vírus além de morte veio também preconceito e divisão. Assim desde 1988 foi criada a iniciativa do Dia Mundial de Combate à AIDS. Nesse ano temática aborda o compartilhamento de responsabilidades e a necessidade de solidariedade global com objetivo de reduzir iniquidades que o HIV traz, principalmente no continente africano.

Como profissionais de saúde temos o papel de divulgar informações relevantes a fim de mitigar o sofrimento e contribuir de forma relevante para a melhora da qualidade de vida das pessoas.
Procure saber mais em:
Sugestões sobre o tema


Filme retrata de forma bastante fiel a trajetória pela descoberta do vírus na década de 1980.
Compartilhe ideias que você acha que fará alguém crescer.
Siga-nos em nossas redes sociais.

Um comentário em “HIV e o Dia Mundial de Combate à AIDS”