Doação de sangue, como é e para quem?

Dia 14 de junho é o dia mundial do doador de sangue, mas todos dias são adequados para sua doação!

Estoques baixos são uma realidade no Brasil, onde o brasileiro ainda infelizmente não possui o hábito de doação regular de sangue. A doação é a única forma de se obter o estoque adequado desse importante bem, afinal ainda não há substitutos ao sangue.

Foto de campanha anterior do Hemato na Web.

Baseado nesses dados de carência de fornecimento de componentes do chamado ciclo do sangue foi criado em 2005 pela OMS e entidades como a Cruz Vermelha Internacional para dar visibilidade da importância da manutenção de cadeias de fornecimento, inclusive do ponto de vista de segurança, além de agradecer à solidariedade dos doadores.

Anualmente, como é de costume em datas comemorativas relacionadas à saúde há um tema e do ano de 2021 é: “Doe sangue para que o mundo continue pulsando

Dor sangue para manter o mundo pulsando!

Como doar?

Para doar o primeiro passo é ter a intenção. Dirigir-se ao banco de sangue e realizar o cadastro. Após cadastro e preenchimento de dados de saúde é realizado triagem clínica e laboratorial para que o candidato a doador seja considerado apto à doação. Veja detalhes no vídeo abaixo.

Curiosidade

O dia mundial do doador é comemorado anualmente no dia 14 de junho homenageando o vencedor do Prêmio Nobel, Karl Landsteiner. A partir de suas descobertas foi possível realizar a transfusão sanguínea de forma mais segura, algo que não era possível antes da descoberta dos grupo sanguíneos, notavelmente o ABO. O médico austríaco nasceu em 14/06/1868.

Karl Landsteiner, premiado com Nobel pela descoberta dos grupos sanguíneos.

Publicado por Hemato na Web

Esse o Canal de Hematologia - Hemato na Web, dedicado a divulgação científica e apresentação de temas interesaantes e relevantes que envolvam a Hematologia ou a Medicina em geral. O conteúdo é editado por mim, que sou hematologista e mestre em ciência da saúde.

Deixe um comentário