Quando a saudade tem muito a nos ensinar.

Como a concepção sobre a morte e o morrer pode mudar nossa forma de agir e pensar.

A minha mudança de visão sobre a morte

Anualmente no dia 02 de novembro recorda-se, conforme a igreja denomina, os fieis defuntos, nós chamamos de dia de finados. É um dia de reflexão, em especial para nós médicos, que lidamos direta ou indiretamente com a morte no nosso dia-dia. Hematologistas, principalmente aqueles que acompanham pacientes onco-hematológicos, tem uma vivência com a experiência do morrer bastante próxima. Lembro-me que mudei bastante a forma de ver aqueles pacientes que morriam, inclusive as crianças. E o mais curioso é que o “insight”, a mudança de chave foi exatamente com uma criança. Contarei resumidamente a história.

Durante a minha residência de hematologia acompanhávamos igualmente paciente adultos e pediátricos, o que me permitiu após os 3 anos da especialização ter também a certificação de hematologia pediátrica. Confesso que foi um período bastante agradável trabalhar com os pequenos, afinal recordemos que as crianças e adolescentes curam em taxas mais elevadas que os adultos e idosos. Certa vez durante o seguimento rotineiro de uma criança que, infelizmente, não evoluía bem no seu tratamento e estava em paliação falou algo que demonstrava a maturidade daquele pequeno. Estava com a sua mãe e ele afirmou – “Mãe, existe gente que vem para aprender e outras que vêm para ensinar.” A mãe saiu imediatamente do quarto aos prantos como se estivesse certa da proximidade da separação do seu filho. Eu levei um choque ao perceber que ele estava ali me ensinando e que seu legado era gigante, apesar de pequeno.

É exatamente essa lição que carrego e divulgo para aqueles que acompanho no meu exercício como médico. É dessa forma que aponto para pacientes e familiares que estão a vivenciar a experiência da morte e do morrer, que lembremos do legado da pessoa. Essa é a minha mensagem para quem nesse dia de finados vem lembrar saudosamente do seu ente querido. Lembre-se do legado, das coisas boas que a pessoa fez, lembre também do que você aprendeu e, claro, do que você está ensinando.

#finados #leucemiaaguda #hematologia #oncologia #hematonaweb #morte #cuidadospaliativos 

Publicado por Hemato na Web

Esse o Canal de Hematologia - Hemato na Web, dedicado a divulgação científica e apresentação de temas interesaantes e relevantes que envolvam a Hematologia ou a Medicina em geral. O conteúdo é editado por mim, que sou hematologista e mestre em ciência da saúde.

Deixe um comentário