Herpes-zóster é tema de novo vídeo postado no Canal de Hematologia Hemato na Web lá no YouTube.
Herpes-zóster é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zóster, o mesmo que é causador da varicela (catapora). Em alguns indivíduos o vírus alojado em nervos após uma infecção inicial tem o quadro reativado em determinado local. Por isso costuma acompanhar o trajeto do nervo.
A lesão de pele é um sinal comumente presente na reativação da infecção com a presença de vermelhidão, bolhas (vesículas) ou ainda crostas. Porém o que mais se destaca é o incômodo, não raramente incapacitante provocado pela dor. Isso se deve porque a infecção acomete diretamente o nervo, provocando dor, sensação de queimação, por vezes até mesmo prurido (coceira). O quadro clínico é tão incômodo que muitos reclamam até mesmo da dor provocada pelo simples contato da roupa.
O tratamento, por ser uma doença viral, deve ser tratada com antivirais. Alguns pacientes possuem determinados fatores de risco que elevam a possibilidade desses terem episódios de herpes-zóster. São os idosos e portadores de transtornos imunossupressores incluindo aqueles que estão realizando algum tratamento que provocam algum grau de imunodeficiência, como é o caso de pacientes em tratamento oncológico. Situações como essas podem demandar a profilaxia seja com fármacos ou, mais recentemente, com vacinas.




Imagens de lesões por acometimento por Herpes-Zóster (Fonte: Medscape)
A vacinação no Brasil está liberada para pacientes maiores de 50 anos ou maiores de 18 anos que possuam algum estado de imunodeficiência. Não é disponibilizada ainda pelo SUS e pode ser utilizada inclusive naqueles pacientes que já tiveram herpes-zóster previamente.

#hematologia #hematonaweb #herpeszoster #herpes #varicelazoster #oncologia #infectologia